quinta-feira, 19 de julho de 2007

As razões místicas e cívicas da Cruz contra a corrupção.

A FTP na sua VI MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO E PELA VIDA terá como símbolo a CRUZ. Nesta caminhada a levaremos simbolizando a Cruz que a sociedade carrega diariamente e desta forma possa perceber e materializar a realidade que insiste em ser ocultada.

Os efeitos da corrupção se estendem a toda a sociedade. São vítimas de suas conseqüências todas as camadas sociais, contudo, as pessoas não sentem seu efeito diretamente, muito menos, conseguem identificar o corrupto como tal. Geralmente em escritórios e gabinetes e utilizando apenas uma caneta promove sua ação devastadora sobre as políticas públicas. Tão sutil é sua ação que é comum serem eleitos e reeleitos para funções pública onde o povo, com suas próprias mãos, eleva o seu carrasco.

A participação popular de forma ativa elegendo corruptos e a sociedade se omitindo no processo de fiscalização e denúncias criam uma conjuntura de difícil aceitação e compreensão.

Ao tempo em que os corruptos ganham espaços provindos das urnas a sociedade perde a qualidade de vida . Perder qualidade de vida, ressalta-se, é sofrer com um braço quebrado sem ter médico e/ou remédio que possa estancar a dor, é morrer de parto dentro de um hospital, é passar fome, é olhar o horizonte e não conseguir ver as cores do amanhecer, em resumo, é viver num inferno com tortura cotidiana.

Acrescenta-se a esta conjuntura e ineficácia do Estado e suas instituições. A demora do Judiciário em julgar e punir e a omissão do Ministério Público em exercer seu poder fiscalizatório agrava a situação dando aos corruptos a certeza da impunidade. Certo que atualmente senti-se alguma mudança e aumento da repressão, mas se poderia fazer muito mais.

No Piauí, a Força Tarefa Popular, há 09(nove) anos, encaminha a todos os Promotores de Justiça petições de Cidadania Ativa requerendo que tomem medidas legais no sentido de que os prefeitos prestem contas e que o povo possa fiscalizá-las, como determina o art. 31, §3º, CF. Poucos membros do Ministério Público tomaram alguma medida. A omissão destes agentes do Estado é sem dúvida um dos grandes componentes para o afastamento do povo ao acesso as contas públicas, o que poderia inibir desvios de verbas.

Os militantes da luta contra a corrupção de várias formas tentam alertar a sociedade para os efeitos desta peste, porém, poucas são as ações reativas que possam estanca-lo.

Todos estes elementos e outros mais formam a grande CRUZ invisível que toda sociedade carrega. Na caminhada do dia-a-dia não percebemos o peso e a tortura a qual estamos vivenciando.

A Cruz que carregaremos simbolizará a cruz da sociedade brasileira e que com nosso suor e sofrimento possamos contribuir para que muitos braços e pernas unidos a coloque longe dos ombros do nosso povo. Este é o sonho! A Marcha é o sonho se fazendo realidade.

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)