quinta-feira, 19 de julho de 2007

Força Tarefa Popular - Controle Social das Políticas Públicas





A Força Tarefa Popular é uma articulação de entidades da sociedade civil e cidadãos que tem como objetivo combater a corrupção com ativa participação popular.

Força Tarefa Popular teve suas raízes em 1993 nas lutas desenvolvidas no interior do Piauí objetivando o acesso do povo às contas públicas. Nesta época o Centro de Educação Popular Esperantinense começou a ministrar cursos de Fiscalização nas Contas Públicas e a partir dos cursos realizaram-se Caravanas de Fiscalização com grande participação popular que resultou no ajuizamento de 16 municípios e a abertura de várias Câmaras Municipais que só funcionavam em dias de sessão e que devido à exposição das contas passaram a funcionar em horário normal de expediente.

O acesso às contas motivou a descoberta de várias irregularidades como a constatação de Notas Fiscais frias, obras inexistentes, funcionários fantasmas, superfaturamento e tudo isso foi denunciado aos Tribunais de Contas e Ministério Público, originando empolgados debates nos municípios. Chegaram a ser instauradas várias auditorias no TCE que pode constatar a amplitude de sistema de corrupção no estado.

Quando a Polícia Federal do Piauí, em 2000, resolveu divulgar os resultados de suas investigações sobre o crime organizado que atuava nas prefeituras do estado, percebeu-se a gravidade do problema e a imperativa necessidade do povo se organizar e exercer um controle direto nas contas públicas.

Foi assim que nasceu a Força Tarefa Popular que tem como objetivo principal buscar meios permanentes de se combater as ações criminosas que impedem a plenitude de políticas públicas eficientes.

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)