quinta-feira, 14 de julho de 2011

DIÁRIO DA MARCHA

FORÇA TAREFA POPULAR – DIÁRIO DA MARCHA

13 de Julho de 2011 – Partida de Teresina para Pio IX

Ato Público - Terezina
            
O ato publico da saída da marcha aconteceu na praça da liberdade por volta das 10 horas da manha. Estiveram presentes representantes da FETAG, federação dos trabalhadores na agricultura, sindicato dos urbanitários, OAB, CRC – Conselho Regional de Contabilidade e populares. Durante o ato as entidades e militantes se pronunciaram exaltando a determinação dos marchantes. Finalizado o ato os marchantes realizaram um almoço comunitário. A saída para Pio IX ocorreu por volta das 14 horas. 

 
Professor Farias - UFPI
Ancrisio - FETAG

 Partiram para a marcha os seguintes ativistas: Maria Rachel Barro Lima, Francisco Xavier, Gorete Acelino, Carlos Alberto Aguiar - Carlota, Francisco Solidário, Francisco Junior, Gandhi Barros Dantas, Arimateia Dantas, Reginalda Soares de Moura, Thaynara Nunes da Silva Santos, Jardel, Jose Ferreira – sindicato dos urbanitários, Bruno. Em Picos se juntaram ao grupo os ativistas Diego Ramalho, Joel Viana, Maria Helena que vieram de Brasília. Viajaram 24 horas até a cidade de Picos para se unir as fileiras no Piauí. Os combatentes do DF pertencem ao movimento Adote um Distrital e ao Instituto de Fiscalização e Controle – IFC. Também em Picos se juntou ao grupo o combatente Wesley dos Santos Branco vindo de Barreiras na Bahia, coordenador da Agencia Dezenvolvimento, ONG que trabalha na fiscalização das políticas publicas. Em Picos o grupo se encontrou por volta das 18:30 com o movimento Muda Picos, oportunidade na qual foi debatido a organização da chegada da marcha na cidade de Picos e na região.
 

Recepção em Picos

A chegada em Pio IX ocorreu as 21:30h, sendo recebidos pelas lideranças dos trabalhadores rurais. Após o acolhimento foi realizada a reunião com o grupo de apoio local, organizou a agenda de atividades para o dia 14. Os marchantes fixaram acampamento na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, jantaram e logo após se recolheram preparando seus corpos para o dia seguinte.

As atividades para o dia 14 de julho, conforme ficaram estabelecidas na reunião, terão inicio com a visita ao que resta do colégio agrícola de Pio IX, verificar bens adquiridos com verbas publicas, audiência com a juíza de direito para tratar da ameaça do fechamento da comarca devido a falta de verba do Judiciário. Na parte da tarde serão visitadas obras na zona rural. A noite a X Marcha fará Aula de Cidadania na praça Deputado Alencar Mota. Nesta oportunidade será debatido com a população os mecanismos de controle social e recebimento de denuncias.

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)