sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Piauí tem 25 barragens sem aproveitamento.

O Piauí tem pelo menos 25 grandes barragens, que acumulam aproximadamente 3 bilhões de metros cúbicos de água, com praticamente zero de aproveitamento dos recursos hídricos.


O Piauí tem pelo menos 25 grandes barragens, que acumulam aproximadamente 3 bilhões de metros cúbicos de água, com praticamente zero de aproveitamento dos recursos hídricos. A maioria está no semiárido, região do Estado mais castigada pela seca, onde praticamente todos os municípios estão hoje com decreto de emergência por conta da estiagem que castiga o Piauí desde o início do ano passado. São milhares de reais aplicados nas obras, que se perdem hoje por falta de aproveitamento, contrastando com a imensa necessidade de água da população. 

Ironicamente, as famílias das cidades mais pobres, principalmente na região do semi-árido, dependem hoje de água de carros-pipas, pagos pelos governos federal, estadual e municipal, para beber, cozinhar e alimentar os animais. Cons-truídas justamente para garantir água para as cidades onde estão situadas e permitir a implantação de projetos de fruticultura e piscicultura, as barragens formam grandes lagos e servem hoje basicamente como atrativo turístico e para a prática de esportes náuticos. 

A água que acumula não é utilizada para consumo humano porque faltam as adutoras para tratar o produto e distribuí-lo para as cidades e residências. Nas barragens que tiveram as obras de adutoras iniciadas, os projetos não foram concluídos. Uma delas é a barragem de Piaus 2, em São Julião (382 quilômetros ao Sul de Teresina), que será visitada pela presidente Dilma na manhã de hoje. Com capacidade para 106 milhões de metros cúbicos, acumula atualmente apenas 28 milhões de metros cúbicos de água represada dos rios Piauí e Canindé. 

A obra foi iniciada em 2004 e inaugurada em 2009, pelo então Governo Wellington Dias (PT). Custou aproximadamente R$ 50 milhões. De acordo com a agenda da Presidência da República, Dilma sobrevoará a barragem de helicóptero e visitará a obra do sistema adutor, que está sendo construído pelo Governo do Estado para garantir água de qualidade para os municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí, num total de aproximadamente 25 mil pessoas.
A adutora de Piaus foi iniciada em 2009, com custo orçado em R$ 34 milhões e deveria ter sido concluída em 2012. Segundo o Governo do Estado, 94% do sistema está pronto. 

As barragens de Salinas, em São Francisco do Piauí; Poço do Marruá, em Patos do Piauí; Tinguis, em Brasileira; de Piracuruca, em Piracuruca; Jenipapo, em São João do Pi-auí; Algodões II, em Curimatá; e Pedra Redonda, em Conceição do Canindé são as maiores do Estado, com capacidade para mais de 200 milhões de metros cúbicos de água.


FONTE: DIARIO DO POVO DO PIAUI 

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)