terça-feira, 30 de abril de 2013

PF investiga esquema de fraudes e até corrupção com relação à coleta de lixo




A Polícia Federal está investigando um esquema de fraude e corrupção em contratos de empresas de coleta de lixo e realização de licitações nas prefeituras. A investigação é embasada em dados do Tribunal de Contas do Estado e de apurações feitas pelo Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal. A mesma operação foi realizada em doze estados e estaria em apuração no Piauí, dependendo apenas da produção de provas.

O conselheiro substituto do TCE-PI, Jaylson Campelo, confirmou que o TCE e o MPE atuaram na fiscalização e auditoria de vários municípios onde houve denúncia de esquema na realização de licitação viciada ou contratação de empresas com pagamentos irregulares. Segundo informações apuradas pelo Diário do Povo, a PF investiga contratos, licitações e pagamentos feitos por prefeituras em casos onde há indícios de fraude. Trata-se de mais uma ação da Rede de Controle Externo, formada por órgãos de controle e fiscalização, como o TCE, TCU (Tribunal de Contas do Estado), CGE e CGU (Controladoria Geral do Estado e da União), MPE e MPF e Polícia Federal.

A operação de combate à corrupção já aconteceu em outros estados brasileiros, onde foram expedidos mandados de busca e apreensão por suspeitas de superfaturamento de contratações, pagamentos de empresas para prestação de serviços e outros. A operação apura manipulação de licitações públicas, ações de empreiteiras em conluio com prefeituras, fraude na contratação de empresas, desvio de verbas públicas e superfaturamento em obras e serviços.

Ainda há casos de sonegação fiscal e apropriação indébita em prefeituras. Estão em análise documentos, contratos e licitações entre empresas e prefeituras já auditadas pelo Tribunal de Contas. Não há detalhamento das informações, muito menos locais ou pessoas investigadas, porque a investigação segue em sigilo. A operação contra a corrupção visa desarticular as organizações criminosas suspeitas de desviar recursos públicos federais e estaduais por meio de fraudes em licitações e contratos.

Fonte: Miseria

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)