sábado, 27 de julho de 2013

Força tarefa encerra 12ª Marcha contra a corrupção com Ato na Praça da Liberdade


Encerramento da 12ª Marcha contra a corrupção
Por: Humberto Celho

As marcas nos rostos eram de cansaço e queimaduras de sol e alguns pés feridos dos 15 dias de caminhada sob o sol do semiárido piauiense.

Na alma, no espírito, expressavam alegria e satisfação de quem cumpre o seu dever e realiza uma grande ação, o combate à corrupção.

Foi assim que foram recebidos parte dos participantes da 12ª Marcha contra corrupção chegaram a Teresina na final da manhã desta quarta feira , depois de percorrerem os 150 km que ligam a cidade de Guaribas a São Raimundo Nonato.

Participaram desta marcha estudantes vindos de Brasilia, São Paulo, Bahia e Ceará, além dos piauienses que fazem parte da Força Tarefa Popular.

A Transparencia Internacional enviou de Berlim, Alemanha, a argentina Luciana Torchiaro, que voltou impressionada com o que viu e satisfeita com o grupo que faz anualmente a Marcha contra a Corrupção.

O coordenador do movimento, advogado Arimateia Dantas, disse que agora será a segunda fase da marcha que será elaboração do relatório com as situações e encaminhamento de denuncias ao Ministério Público Estadual e Federal.

ff
sdf

Depois de percorrerem a pé os 150 km que ligam as cidades de Guaribas a São Raimundo Nonato, chegada a Teresina, nesta quarta feira, por volta das 10h30, os participantes da 12ª Marcha contra a Corrupção.

sdfr

A marcha foi iniciada no dia 10 de julho quando os participantes embarcaram para a cidade de Guaribas e iniciaram daquela cidade uma caminhada de 14 dias percorrendo cidades e povoados fiscalizando o uso do dinheiro público, realizando as aulas de cidadania e sensibilizando as pessoas para reagir contra a corrupção.

Além de Guaribas foram visitados os municípios de Caracol. Jurema, Anísio de Abreu, São Braz e São Raimundo Nonato, além de povoados dentro do percurso da Marcha. 

Os objetivos da 12ª Marcha é fomentar campanha cívica contra as cisternas de plástico; exigir eficiência e transparência nos gastos e construção de adutoras e outras obras; pedir rapidez do Tribunal de Justiça no julgamento dos crimes de responsabilidade e improbidade administrativa; cobrar dos Promotores de Justiça fiscalização das contas públicas; estimular o acesso popular às Câmaras Municipais para fiscalizar as prestações de contas; coletar assinaturas para as leis de iniciativa popular que tratam de reforma política e 10% para gastos com saúde; incentivar o uso da lei de acesso à informação; transparência e participação social no processo de mineração no Piauí; levar para as cidades do semiárido as manifestações das ruas e praças, lutando por um Brasil sem corrupção, entre outros.


Um comentário:

aristides Dias disse...

Gostei da passagem deste grupo da Força Tarefa em minha cidade, Caracol, onde as pessoas foram informadas e formadas o exercício de sua cidadania. Olha e quanto foi importante a presença de todos vocês. O passou a cobrar mito mais os seus direitos. Obrigado a todos. Aristides Dias.

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)