sábado, 17 de agosto de 2013

Partidos políticos são as instituições mais corruptas na opinião dos brasileiros


Medium_20130619180449-20130619180449-fora-corruptos


A maior pesquisa de opinião pública sobre corrupção em nível mundial, elaborada pela Transparency International, revela que 62% dos brasileiros consideram os partidos políticos extremamente corruptos

Os políticos devem tomar medidas para recuperar sua confiança e se aproximar da sociedade. O Barômetro Global da Corrupção 2013, a maior pesquisa de opinião pública sobre o tema, realizada pela Transparency International, demonstrou que depois dos Partidos Políticos (62%) o Congresso Nacional (51%) é a instituição mais corrupta do país, seguida pela Polícia (49%). Os dados demonstram o que há muito tempo a sociedade civil organizada vem discutindo no Brasil, uma crise de confiança na política, nos políticos e nas instituições que deveriam apurar crimes.

Para Márlon Reis, Diretor do MCCE e Conselheiro da AMARRIBO Brasil, “os partidos políticos chegaram a um nível de descrédito tão grande em virtude do abandono das sua função primordial de defesa de programas baseados no interesse social. Em lugar disso, se tornaram hoje, maioritariamente, espaço para a expressão de desejos pessoais de alcance do poder”. A iniciativa popular serve para mudar esse quadro, como a Campanha Eleições Limpas, que reconhece esse problema e pretende tornar obrigatório o debate programático. “Além disso, o projeto extingue as vantagens que hoje garantem sobrevida aos partidos de aluguel”, diz Reis.

Leo Torresan, Presidente da AMARRIBO Brasil, diz que a pesquisa só comprova a insatisfação latente da população com o nível de corrupção que foi demonstrado nas ruas.

A percepção sobre o nível de corrupção no Brasil ainda é muito alta, 48% dos brasileiros entrevistados disseram que o nível de corrupção nos últimos 2 anos aumentou muito e 7 em cada 10 brasileiros consideram a corrupção um problema extremamente sério no país.
Mais da metade dos brasileiros (56%) consideram que a política de combate à corrupção do governo não é efetiva ou é extremamente insuficiente.

Para o Ministro Jorge Hage da Controladoria Geral da União o momento é propicio para se fazer emendas constitucionais que acelerem os processos de corrupção e tornem o combate mais efetivo, reduzindo a impunidade. O Ministro elogiou o julgamento do Mensalão, e espera que o julgamento marque o início de uma postura mais dura da Corte contra a corrupção.

A pesquisa ainda mostra que 4 em cada 5 brasileiros estão convencidos de que eles mesmos podem contribuir para mudar esse quadro e se mostraram dispostos a agir para combater à corrupção. Porém, 32% dos brasileiros assumem que não denunciariam um ato de corrupção na maioria das vezes porque tem medo das consequências e porque pensam que a denuncia não irá fazer nenhuma diferença.

É importante que as pessoas se informem e saibam como participar, indo as ruas e se manifestando, mas também integrando associações e organizações que trabalham para reduzir a corrupção e exercendo o controle social em seus municípios. “É importante notar que a participação dos cidadãos reduz a corrupção e traz um melhor uso do dinheiro público. Só o fato de um prefeito saber que existem pessoas se organizando para fiscalizar a gestão pública já coloca um freio nos desejos de se apoderar do dinheiro público. Sem ação da sociedade, não há esperança contra a corrupção”, diz Fábio Oliva, Conselheiro da AMARRIBO Brasil.

Os resultados do Barômetro Global 2013 são coletados através de uma ampla pesquisa que neste ano envolveu 107 países e mais de 114.000 pessoas. No Brasil os dados foram coletados através de entrevistas feitas pessoalmente, com 1.000 brasileiros, nas 5 regiões através do IBOPE.

Acesse aqui os resultados completos: http://www.transparency.org/gcb2013

Transparency International é uma coalizão global que luta contra a corrupção no mundo. A AMARRIBO Brasil é a representante da Transparency International no Brasil. 
 
FONTE: AMARRIBO BRASIL

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)