terça-feira, 17 de julho de 2012

DIA 12.07.2012. SAIDA DE MARCOLANDIA A FRANCISCO MACEDO.




O despertador disparou as 4:00 da manha. Marcolândia fica em cima da serra do Araripe, divisa com o Pernambuco o que a faz uma cidade fria. O frio neste fim de madrugada estava muito ...grande e acompanhado de vento forte. Houve dificuldade para levantar diante da frieza. Mesmo assim foi levantado acampamento com retirada das bolsas e colchonetes. Reunidos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais para tomar café simples para esquentar.


Lá encontramos mais voluntários para acompanhar a Marcha até Francisco Macedo. Por volta das 05h10min cerca de 40 pessoas se preparavam para marchar. Foi feito o momento de mística com orações, reflexões e referencias aos símbolos do movimento, bandeiras, cartazes, etc. 

O início da caminhada se deu com o canto do Hino Nacional quando ainda estava escuro e o frio continuava forte. Após uns minutos de marcha os corpos já quentes pelo esforço inicial não sentiam infortúnio. Agora o vento se tornou brisa que acalentava a marcha em movimento. 

Aos poucos o sol ia surgindo pintando o horizonte e os marchantes viram um belo amanhecer. Com o clarear do dia se pode observar o rosto dos novos marchantes e o tamanho da fileira. 

Por varias comunidades rurais que passou a marcha recebia novos caminhantes. Destaca-se o grande número de pessoas idosas. Por volta das 8h chegou o café da manhã. Alimentaram-se com pão, café, mamão, laranja, bolo, beju, leite, sucos. Foi um café com fartura. No caminho a Marcha foi seguida pelo Sr. Marcelino da Aldeia. Ele é deficiente visual e repentista. 

Caminhando cantou versos e animou muito a caminhada. A marcha continuou chegando a Francisco Santos por volta das 11:00. Foram recebidos pelo secretario do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O alojamento foi no auditório da Secretaria de Educação na av. Maria de Alencar Carvalho, 350.

Houve reunião e uma animada avaliação da caminhada. Nesta oportunidade Marcelino da Aldeia fez versos de improviso exaltando a luta da Marcha. Despedida dos marchantes de Marcolandia. Almoço as 12:00. 

A tarde foi de descanso até as 16h quando ativistas foram panfletar a cidade anunciando a Marcha e a aula de cidadania. Jantar as 19h. As 19h30min teve inicio a aula de cidadania na Câmara dos Vereadora. Presentes mais de 50 pessoas. 

Foi registrada a presença de 2 vereadores (Antonio Ozeas e Domingos Diniz) Secretario Municipal de Administração, Lucidio Brandão, a presidente do STR, Francisca Raimunda e Zezinho, Secretario do Sindicato. 

Foi feita apresentação dos marchantes e objetivos da Marcha. Francisco Xavier falou sobre a importância do voto neste momento eleitoral. Leonardo Eustaquio do DF falou sobre corrupção eleitoral. A Assistente Social e doutoranda da UFPI Teresa Cristina ministrou palestra sobre controle social, Estado e sociedade, a marcha neste contexto. 

Arimateia Dantas abordou o acesso a informação apresentando como resultado pratico da lei 12.527/11 copias de convênios, planos de trabalho, etc. O Secretário de Administração informou que será criado em 30 dias na prefeitura Sala da Informação para atender a lei. Disse, ainda, que o site do município irá disponibilizar salários dos servidores, prefeito, vereadores, diárias, etc. 

Dando continuidade os debates o vereador Domingos fez questionamentos sobre obras dos convênios apresentados e aberta a palavra ao Secretario de Administração Lucídio Brandão. Aproveitando a oportunidade Arimateia Dantas apresentou os convênios relativos a construção de estádio de futebol, melhoria habitacional, balneário. 

O secretário fez esclarecimentos sobre as obras e os pontos de questionamento do vereador de oposição Domingos Diniz. Foram exibidos vídeos da FTP. As 22h teve fim a palestra ficando acertado a presença do secretario e do vereador na fiscalização das obras.

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)