terça-feira, 18 de setembro de 2007

Força tarefa cumpre a sua missão




Os integrantes da “IV Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida”, chegaram no sábado pela manhã em Santa Cruz dos Milagres, cumprindo a missão de percorrer em 11 dias, andando a pé, sete municípios do Estado, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de lutar pelos seus direitos e ser um agente ativo no combate à corrupção. Para o coordenador da marcha, advogado Arimatéia Dantas, a caminhada valeu à pena porque além de promover o debate da corrupção os marchantes ainda viram de perto a triste realidade do povo que mora no sertão. “Ficamos alojados em casas de pessoas onde a única fonte de luz é a lamparina. Vimos a dificuldade dessas pessoas se comunicarem seja por medo ou falta de informação, ou seja, existem pessoas que ainda estão completamente abandonadas. Conhecemos uma realidade dura que fica longe das nossas casas, que a gente só vê quando liga a televisão. Existe um Brasil do século XIX que precisamos trazer para o século XXI”, comentou Arimatéia.
No sábado à tarde, antes de participarem da procissão, os marchantes fizeram uma discussão com a sociedade sobre o convênio de R$ 1 milhão que foi liberado para a reforma e urbanização do pátio da igreja. “Discutimos com o povo como eles podem ter acesso às contas públicas iniciamos um debate sobre a criação de um núcleo de fiscalização permanente dessa obra”, enfatizou Dantas.

Durante a caminhada, o movimento recebeu uma série de denúncia contra gestores municipais. “Em Altos, por exemplo, recebemos denúncias de três obras inacabadas, duas rodoviárias e um mercado, além do Mercado do Produtor Rural que foi concluído mas não está disponível para população. Em Beneditinos recebeu uma denúncia da ponte sobre o rio Gameleiras, visitamos o local e constatamos que existia verba de um convênio, no valor de mais de R$ 1 milhão, mas a obra teve início há quatro anos e nunca foi concluída, inclusive encontramos muito material de concreto e ferro abandonados”, enfatizou o coordenador.
Segundo Arimatéia, se essa ponte fosse concluída diminuiria a distância entre Teresina, Altos e Beneditinos para cerca de 22 Km e ainda seria uma solução para resolver os problemas ocasionados pelas chuvas. “Nessa época o povo da região tem que percorrer mais de 150 Km para chegar à Teresina. Então é uma obra fundamental para esse povo. Recebemos outras denúncias que ainda vamos apurar, relacionadas à suspensão de pessoas incluídas no programa Bolsa Família no município São Miguel da Baixa Grande”, comentou Dantas.

Luciana Azevedo.

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)