domingo, 10 de julho de 2011

HISTORICO DAS MARCHAS.

Tudo começou em 2001 com a Rede de Jovens do NE que organizou a primeira marcha. A Força-Tarefa Popular deu continuidade aos eventos que se seguiram. Desde então foram feitas 11 marchas totalizando 2.600 km e mais de 80 municípios percorridos. 



Os percursos foram os seguintes:

1ª)Picos/Teresina–308km. Período de 15 de abril a 1 de maio de 2001: 13 municípios percorridos: Picos, Dom Expedito Lopes, Ipiranga, Inhuma, Valença, Elesbão Veloso, Passagem Franca, Barro Duro, Mons. Gil, Lagoa do PI, Demerval Lobão e Teresina. (13 ) 

2ª) Parnaíba/Teresina–332km. Período de 22 de julho á 05 de agosto de 2002. 08 Municípios percorridos: Parnaíba, Buriti dos Lopes, Piracuruca, Brasileira, Piripiri, Capitão de Campos, Cocal de Telha, Campo Maior, Altos e Teresina. Devido a morte da Deputada Francisca Trindade a marcha foi suspensa entre os munícipios de Capitão de Campo e cocal. Foi reiniciada em Campo Maior.



3ª) Floriano/Teresina-234km. Período de 14 de abril a 1 de maio de 2004. 12 Municípios percorridos: Floriano, Amarante, Regeneração, Angical, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí, São Pedro, Alagoinha, Monsenhor Gil, Lagoa do Piauí, Demerval Lobão e Teresina.

4ª) Posses(GO)/Brasília-252km. Período de 23 de maio a 07 de junho de 2005. 07 Municípios percorridos: Posses, Simolândia, Alvorada do Norte, Vila Boa, Formosa, Planaltina, Brasília.


Nesta marcha a Força-Tarefa Popular participou do IV Fórum Global de Combate a Corrupção.

Nesta marcha a Força-Tarefa Popular participou do IV Fórum Global de Combate a Corrupção. Apresentou como proposta para o evento o fortalecimento do controle social. Um dos mecanismos seria os estados colocarem na grade curricular programas de ensino dos mecanismos de controle e disponibilizar as informações contábeis à sociedade. 


Momento importante para a FTP foi conhecer o IFC , Instituto de Fiscalização e Controle e a Amarribo. Os marchantes ficam alojados na Contag. 


5ª) Luzilândia/Teresina-280km. Período de 21 de abril a 03 de maio de 2006. 08 Municípios percorridos: Luzilândia, Morro do Chapéu, Esperantina, Batalha, Barras, Cabeceiras, Jose de Freitas, Teresina. 


6ª) Teresina/Santa Cruz dos Milagres – 194km. Período de 03 a 14 de setembro de 2007. 07 Municípios percorridos: Teresina, Altos, Beneditinos, Prata, Baixa Grande, São Felix e Santa Cruz dos Milagres.



Nesta marcha carregamos uma cruz de 17 kg.

Por que a CRUZ ? a FTP apresentou em panfleto a seguinte justificativa. 

“A FTP na sua VI MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO E PELA VIDA trás como símbolo uma CRUZ que representa a falta da luz para todos, de hospitais, médicos, emprego, saneamento básico, moradia, reforma agrária, estradas, da omissão dos Promotores de Justiça na efetivação do acesso do povo as prestações de contas, etc. 

  
A Cruz desta Marcha é carregada todo dia por você, seu filho, seus amigos. Até quando suportarás? O que precisa para acordar e lutar? Quanto sofrimento será necessário para por fim a via crusis e você fazer alguma coisa? REAJA, OMISSÃO MATA! FISCALIZE AS CONTAS PÚBLICAS!”. 


7ª) Buriti dos Montes/Teresina- 256Km. Período de 10 a 26 de julho de 2008. 06 Municípios percorridos: Buriti dos Montes, Castelo, Juazeiro, Campo Maior, Altos e Teresina.


8ª) São João do Pi/Floriano – 326Km. Período de 01 a 28 de julho de 2009. 10 Municípios percorridos: São João do Piauí, Nova Santa Rita, Simplício Mendes, Campinas, Santo Inácio, Colônia, Oeiras, Nazaré, Nazaré e Floriano. 

9ª) Acauã / Picos - 151km. Período de 01 a 28 de julho de 2009. 07 Municípios percorridos: Acauã, Paulistana, Jacobina, Patos, Jaicós, Geminiano e Picos. 


A 10ª Marcha foi de 154 km entre os dias 13 a 28 de julho/11 percorrendo os municípios de Pio IX, Fronteira, São Julião, Alagoinha, Mons. Hipólito, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa, Bocaina, Sussuapara e Picos. 


A 11° Marcha foi de  de 122 km entre os dias 14 percorrendo as cidades de Marcolandia a Picos.
 

Executada a 11ª Marcha teremos um total de mais de 80 municípios visitados e 2.600 km percorridos.


A 12ª Marcha terá cerca de 150 km e será realizada entre os dias 10 a 24 de julho de 2013, percorrendo os municípios de Guaribas, Caracol, Jurema, Anísio de Abreu, São Braz, e São Raimundo Nonato, situados no sertão piauiense, no território da Serra da Capivara

OBJETIVOS DAS MARCHAS CONTRA A CORRUPÇÃO. 

- Fiscalizar as verbas de convênios federais e estaduais liberadas para os municípios de percurso;  


- Colocar o povo em vigilância permanente fiscalizando;

- Despertar a sociedade para perceber que a corrupção deixa mais seco o sertão; 


- Estimular o acesso do povo as Câmaras Municipais para fiscalizar as prestações de contas dos prefeitos e vereadores;
 

- Que os Promotores de Justiça de todas as comarcas do Piauí se somem à luta popular pela transparência das contas pública; 

- Despertar a sociedade para ficar atenta as decisões do Supremo Tribunal Federal referente ao abrandamento da Lei da Ficha Limpa; 


- Criar a cultura da honestidade e a não aceitação da corrupção.


- Despertar a sociedade para perceber a cruz que carregamos nascida dos efeitos da corrupção;



- Estimular a indignação consequente da sociedade contra atos de corrupção ficando em vigilância permanente;

- Construção de uma ética comunitária com vista ao bem comum e aumentar o custo moral da corrupção;
 
- Despertar a sociedade para perceber a cruz que carregamos nascida dos efeitos da corrupção;
 

- Estimular a indignação consequente da sociedade contra atos de corrupção ficando em vigilância permanente construindo uma ética comunitária com vista ao bem comum com o aumento do custo moral da corrupção; 

- Construção de uma ética comunitária com vista ao bem comum e aumentar o custo moral da corrupção; 


- Fortalecer a esperança ativa no meio popular de que é possível combater a corrupção com iniciativas próprias e coletivas fomentando a ética na política, na escola, no lar, no sindicato e, principalmente em cada cidadão (ã); - Que os Promotores de Justiça de todas as comarcas do Piauí assumam a responsabilidade de zelar pela transparência das contas públicas municipais notificando os prefeitos a cumprirem o art. 49 da Lei de Responsabilidade Fiscal e o art. 35, § 1º da Constituição do Estado que obrigam estes gestores a prestarem. 

- Edificar a esperança ativa no meio popular de que é possível combater a corrupção com iniciativa próprias e coletivas fomentando a ética na política, na escola, no lar, no sindicato, etc.

 
- Denunciar as formas de corrupção e abuso do poder, praticadas pelas administrações públicas; 

- Fomentar a criação de núcleos de fiscalização nos municípios; Provocar as instituições defensoras e aplicadas pela lei (TCE, MP, TJ e Parlamentos) a cumprirem de maneira efetiva e eficaz o seu papel;
 

- Avançar no processo de controle social da sociedade civil nas ações do Estado; 


- Contribuir para a construção de uma cultura de combate à corrupção;

- Ampliar o custo moral da corrupção;

- Aumentar o risco dos corruptos serem apanhados frente à fiscalização popular das contas públicas. 

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)