segunda-feira, 22 de agosto de 2011

OAB-PI quer ampliar indignação contra corrupção.

“Precisamos nos indignar com a corrupção”. Essa foi a fala do Presidente da OAB Piauí, Sigifroi Moreno Filho, durante o lançamento da campanha “Corrupção Zero”, na manhã desta segunda-feira (22).

A campanha tem como objetivo principal o combate à impunidade, acelerando o julgamento de processos relativos a casos de corrupção em todo o estado.

A Ordem criou a Comissão de Combate a Corrupção e Impunidade, formada de advogados (as) que farão um levantamento de todos os processos referentes a casos de corrupção que tramitam na Justiça Federal e na Justiça Comum.



“Desejamos identificar os processos de corrupção no Piauí e buscar as punições necessárias para os mesmos. Esses crimes não podem ser esquecidos, e a população também deve acordar para isso, precisa se envolver com esta discussão. A sociedade ainda está numa apatia preocupante acerca desse assunto.” afirmou o presidente da OAB-PI.

Para este feito, o presidente da Ordem destacou a importância da participação de toda a sociedade e de outros órgãos como a Controladoria Geral da União, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça do Piauí, dentre outros.

“É bom que fique claro que essa iniciativa não pode ficar restrita somente a OAB, mas que envolva todas as instituições, governamentais e não governamentais que, de alguma forma, também são lesados com as práticas ilícitas e a falta de punição” afirmou Sigifroi.



De acordo com um levantamento feito pelo órgão Transparência Internacional, que mede os níveis de corrupção em todo o mundo a partir da opinião da população, apontou que o Brasil está na 69º posição.

Durante a reunião foram apresentados os membros da comissão, os representantes das instituições presentes puderam se pronunciar sobre como podem contribuir com a campanha e um desafio foi lançado ao Tribunal de Justiça e ao Tribunal Regional Federal para que concluam o levantamento dos casos de corrupção no estado dentro de um prazo estipulado.

Um vídeo da campanha foi apresentado e será veiculado em todas as emissoras de televisão do Piauí.
 
Por Emanuela Pinto

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)