sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ONG recebe lista de obras para apurar corrupção.

Nesta sexta (12) pela manhã, representantes da Força Tarefa Popular (FTP), Marcha Contra a Corrupção, estiveram na sede da Advocacia Geral da União (AGU). O objetivo era receber a relação dos convênios requisitados pelo movimento. No material, consta detalhes de obras e repasses federais encaminhados a vários municípios do Piauí. Setores de educação, saúde, habitação, assistência Social e outros estavam entre alguns dos materiais recebidos.


ONG


Arimatéia Dantas, coordenador da Marcha Contra a Corrupção conta que os documentos tratam de uma parceria da FTP com a AGU para obter mais detalhes dos repasses federais, em sua preferência, aos municípios do interior do estado. O objetivo, é saber se os projetos aprovados e com recursos enviados estão sendo executados de forma íntegra pela gestão municipal das cidades.


- Com essas informações seguimos para o campo e apresentamos para a população se a rua foi feita, se estão cientes que teriam obras como pavimentação de ruas, perfuração de poços e outros. Com essas informações e documentos temos uma fiscalização mais real e também conseguimos fazer com que a gestão pública fique mais preocupada com a eficiência, não só em fazer a obras; disse Arimatéia.


ONG


Segundo o Advogado da União, Dr. Sérgio Miranda, os órgãos de fiscalização, por si só, não tem condições de fiscalizar os atos do governo. Sérgio conta que é necessário mais investimentos para que a sociedade fique por dentro dos atos do poder público, sobretudo no que diz respeito a convênios com repasses de recursos e construção de obras.


- É uma obrigação do governo repassar informações sobre novos repasses que entram nos municípios. Câmaras, sindicatos e partidos precisam saber, é uma obrigação do estado e muitos não cumprem. Os órgãos de fiscalização não conseguem fiscalizar de maneira eficaz, é uma área que requer investimentos, pois o retorno das ações de fiscalização para o estado é enorme; disse Sérgio.


ONG


Para Arimatéia, o maior incentivo para a corrupção nos municípios é a omissão da população diante dos atos políticos. A Marcha Contra a Corrupção é uma forma de abrir os olhos da população para a fiscalização do poder público.


- As autoridades não podem estar em todo lugar ao mesmo tempo, mas o povo pode. Tendo o olho do povo, preparado para fiscalizar, conseguimos fazer essa fiscalização mais eficiente. Queremos dar informação a sociedade sobre as obras. A diferença é que o cidadão vai ter a certeza com o documento das obras que virão e não especulações; disse Arimatéia.


ONG


Dos documentos recebidos, um já apresentava dados incompletos. A FTP requisitou a lista de beneficiários da Funasa que iriam receber novas casas no combate a Doença de Chagas. O procedimento agora é requisitar a lista por meio da AGU, para assim dar prosseguimento à fiscalização de campo no local.

Por Rodrigo Antunes

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)