terça-feira, 24 de julho de 2012

A XI MARCHA CHEGA A TERESINA TRAZENDO NOTICIAS DO SERTÃO: O POVO VAI À LUTA POR ÁGUA!

 Prepare o seu coração 
Prás coisas que eu vou contar 
Eu venho lá do sertão 
Eu venho lá do sertão 
Eu venho lá do sertão 
E posso não lhe agradar...

(Os Boinas Amarelas no dia do embarque para a luta)


Depois de 13 dias marchando pelo sertão os combatentes (Boinas Amarelas) chegam a Teresina. Além do corpo fortalecido por andar mais de 100km, os calos e peles curtidas pelo sol e o frio, o grupo traz consigo noticias de uma região devastada pela seca, pela omissão de autoridades e da própria sociedade. 


Durante estes últimos 13 dias em que percorreram os municípios de Marcolândia, Francisco Macedo, Alegrete, Vila Nova do Piaui, Campo Grande do Piaui e Picos,  os Boinas Amarelas fizeram fiscalização de convênios do governo federal e estadual,  visitas as Câmaras de Vereadores para ver os balancetes e prestações de contas. Nestes momentos a população pode ver de perto os recibos e notas fiscais remetidos pelos prefeitos e secretários, o que causou grande debate entre facções políticas locais. Foram realizadas aulas de cidadania onde se partilhava o conhecimento com a comunidade e dela recebia outros.


Palestras e cursos de controle social foram ministrado pelo caminho do sertão. O objetivo de mobilizar e conscientizar os cidadãos destes municípios para a importância do controle social exercido pela sociedade civil foi conseguido. 

O que mais nos chocou nesta marcha foi a situação de calamidade pública que se encontra a região pela falta de aguá nas comunidades enquanto que barragens que custaram dezenas de milhões dos cofres públicos  estão com grande quantidade de aguá mas não chega até as residencias. Pra se ter uma ideia nestes dias houve momentos que os Boinas Amarelas tiveram que tomar banho com meio balde de aguá e beber aguá salgada e barrenta.

AS IMAGENS ABAIXO MOSTRAM COM CLAREZA A SITUAÇÃO.

AS FOTOS ABAIXO SÃO DO POVOADO SERRA DO CAMPO GRANDE NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE DO PIAUI.

Este chafariz fica aberto por pouco tempo devido a seca. Há uma disputa entre os moradores o que obriga uma constante vigília a espera da água e respectivo balde.

ESTE OUTRO CHAFARIZ FICA EM FRENTE A CAMARÁ MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE DO PIAUI..

NESTA OUTRA LOCALIDADE OS BALDES ESPERAM ATÉ A ABERTURA DO CHAFARIZ.

AQUI NESTA OUTRA NÃO TEM CHAFARIZ, AGUÁ VEM EM CAMINHÃO PIPA E ´R COLOCADO NESTA CAIXA. AS CRIANÇAS ESPERAM A CHEGADA DA ÁGUA.


As barragens abaixo, Piaus, Estreito e Marruá que foram construidas para abastecer não só esta cidade, mas toda região que tem mais de 600 mil habitantes. Os valores da construção das  barragem e da construção das adutoras, ainda não se tem  o valor exato, mas calculamos que seja próximo aos 100 milhões de reais.

Estas obras se arrastam faz anos, a barragem de  Estreito e a adutora do Sudeste estão paradas faz seis anos, a obra da barragem e adutora de Piaus também esta atrasada e de Marruá, segundo o DNOCS já estaria concluída, mas o povo ainda não recebeu a aguá.

Uma comissão de cidadãos foi criada, um pedido de informação foi feito hoje 23/07/2012 pela Força tarefa Popular  ao DNOCS, Departamento Nacional de Obras Contra a Seca em Teresina(COPIA EM ANEXO). Espera-se a resposta para subsidiar as decisões que nortearam o movimento ÁGUA JÁ! 


ENQUANTO O POVO SOFRE, A INDUSTRIA DA SECA PROSPERA COM SEUS CARROS PIPAS.

Centenas de caminhões pipa transportam aguá para vender. Quem lucra com a seca? Num momento eleitoral com este água não é só vida é dependência, é desespero e esta realidade ajuda a manter no poder aqueles que vivem omissos quando o assunto é trazer água pras casas pelas adutoras e acabar com os carros pipas.



Estas são apenas algumas das situações que serão abordadas pela FTP com base na XI Marcha.

Nenhum comentário:

ARQUIVO (NOTICIAS ANTIGAS)